O que é o Refinanciamento de Veículos?

refinanciamento de veículo
Share on facebook
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

O crédito pessoal pode ser procurado por diferentes motivos, seja para quitar uma dívida ou começar um negócio. E embora as pessoas normalmente procurem por um empréstimo convencional, as financeiras podem oferecer oportunidades especiais para cada cliente, de acordo com o seu perfil. Para quem possui um carro, uma modalidade interessante é o refinanciamento de veículo. Essa linha de crédito não trata da compra de um novo carro, como o nome pode parecer. A seguir, conheça mais sobre essa modalidade.

O que é refinanciamento de veículos?

O refinanciamento é uma modalidade de crédito conhecida também como empréstimo pessoal com garantia. Nesta opção, é possível colocar o seu carro como garantia para dar mais segurança à instituição financeira. Isso faz com que as condições do empréstimo sejam mais vantajosas para o tomador.

Além disso, você levanta dinheiro à vista, sem precisar vender o seu carro, como é comum em situações como essa. É necessário consultar os termos e condições de cada instituição, mas o refinanciamento está entre as modalidades de crédito mais atrativas.

Se eu vou oferecer o meu carro como garantia, vou ficar sem o carro?

Não! O carro continua em posse do dono do veículo. Ele estará alienado ao contrato de crédito, e você pode utilizá-lo normalmente durante o pagamento das parcelas.

Diferença entre financiamento e refinanciamento

O nome pode ser parecido, mas existem diferenças nessas duas modalidades. O financiamento se trata de uma solicitação de crédito em que a instituição financeira libera o valor para a compra de um veículo. Ou seja, o financiamento deve ser utilizado para uma finalidade específica. O refinanciamento, como dito anteriormente, é uma opção de crédito pessoal em que você coloca o seu veículo como garantia para contratação de um empréstimo.

Quer saber mais sobre o financiamento de veículo da Finamax? Conheça mais nesse link.

Por que contratar um empréstimo com garantia?

O refinanciamento pode ser uma ótima opção para quem está precisando de dinheiro e tem um carro, pois é possível obter os recursos sem abrir mão do veículo. O refinanciamento pode ser uma boa solução não só para quitar suas dívidas, como também para viabilizar projetos que precisam de um bom investimento.

Com o refinanciamento, você pode ter a opção de pegar um valor muito maior do que o empréstimo normal. Com a Finamax por exemplo, você pode solicitar um crédito até 90% do valor do seu carro, de acordo com a Tabela FIPE. Mas assim como em qualquer solicitação de crédito, o refinanciamento só é aprovado após análise do perfil do solicitante.

Antes de solicitar esse empréstimo, defina os seus objetivos, e pense em como irá utilizar a verba que levantar. O planejamento será o seu aliado neste momento. Algumas opções de como utilizar o crédito:

  • Fazer a reforma do seu imóvel
  • Iniciar uma construção
  • Abrir o seu próprio negócio
  • Financiar os seus estudos
  • Viabilizar uma viagem
  • Substituir dívidas com juros altos

Botão refinanciar carro Finamax

 

Vantagens do empréstimo com garantia

O refinanciamento apresenta algumas condições muito atrativas quando comparado a outras opções de crédito, como o cheque especial, o cartão de crédito e até mesmo um empréstimo comum. Conheça algumas dessas vantagens:

  1. Maior limite de crédito

Com a garantia do seu veículo, a Finamax permite que o crédito chegue a até 90% do valor do carro de acordo com a Tabela FIPE. A proposta está sujeita a análise e aprovação para a liberação do crédito.

  1. Juros mais baixos

Na modalidade empréstimo com garantia, é comum que os juros sejam mais em conta do que o empréstimo comum. Afinal, você está dando uma garantia de pagamento da dívida, e a instituição vê menos riscos na operação financeira.

  1. Parcelas que cabem no seu bolso

Com as taxas de juros mais em conta, as parcelas do pagamento do empréstimo também ficam mais acessíveis. Isso facilita o pagamento, e permite que você organize a sua vida financeira ou realize outros objetivos.

  1. Pagamento a longo prazo

Oferecer uma garantia para pegar um crédito aumenta o nível de confiabilidade na operação e, com isso, facilita o acesso ao crédito. Assim, são permitidos também planos de pagamentos mais longos, com maior quantidade de parcelas. Na Finamax, por exemplo, os planos são parcelados em até 60 meses, dependendo do carro.

O que é preciso para refinanciar o meu carro na Finamax?

O carro pode estar quitado ou mesmo financiado por outro banco ou instituição financeira. Nesses casos, o valor do refinanciamento deve cobrir o valor de quitação do bem que está em posse de outra instituição.

  • Carros a partir do ano/modelo 2010
  • O documento do veículo precisa estar no nome do solicitante do empréstimo, ou em nome de parentes de primeiro grau (pais, filhos, avós e cônjuges)
  • Quanto mais novo for o modelo do carro, mais baixas as taxas na oferta de empréstimo
  • Assim que o empréstimo for aprovado e o dinheiro estiver na conta, será necessário ir ao Detran onde seu carro foi registrado e reemitir a documentação.

Documentação do Detran

Se o refinanciamento for feito no nome do solicitante: a emissão do novo documento poderá ser feita em despachante ou no Detran. Será feita uma transferência com alteração de dados, que é realizada de forma online.

Em nome de outra pessoa: será feita a transferência do veículo para quem está tomando o empréstimo. A transferência é feita no Detran ou em despachante, e será necessário inclusive reconhecimento de firma por parte do antigo proprietário.

Em ambos os casos, assim que for registrado no Detran, a reemissão do documento pode sair em até 30 dias.

Saiba mais sobre como funciona o empréstimo com garantia de veículo nos vídeos do nosso canal do Youtube! Aproveite para se inscrever e não perder nenhuma dica.

Crédito com responsabilidade

Assim como em qualquer outra dívida que você irá assumir, é necessário traçar um planejamento. Não abra mão da prudência, afinal, contratando esse tipo de empréstimo, você estará colocando o seu bem como garantia. Lembre-se que se trata de um novo compromisso financeiro. Por isso, evite fazer dívidas sem necessidade ou realizar uma compra supérflua.

Ter uma planilha ou um caderno, em que você possa anotar as suas despesas, te ajudará a entender as suas finanças. Manter um bom controle é importante para não entrar em inadimplência e ter uma vida financeira mais organizada.

Por fim, todo crédito deve ser adquirido com consciência. Não solicite um empréstimo por impulso, sem saber as taxas que irá pagar. É necessário verificar o valor das parcelas e em quantos meses você irá quitá-las, inclusive o Custo Efetivo Total (CET) da operação. O CET é a soma de todos os tributos, encargos e outras tarifas que são pagas às financeiras.

O empréstimo com garantia é uma ótima opção para quem precisa de um dinheiro extra. Mas assim, como qualquer outra modalidade de crédito, é necessário planejamento. E agora que você já conhece essa opção, que tal parar de adiar os seus objetivos financeiros? A Finamax está pronta para te ajudar nesta hora!

 

Botão refinanciar carro Finamax

 

Veja mais dicas em nosso canal do Youtube:

Compartilhe com seus amigos!

Share on facebook
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Posts relacionados

Leia Também

Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido !
Cookie consentimento

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação, veja a nossa: Política de privacidade.

Abrir chat
Precisa de ajuda?