Comece 2020 com o pé direito!

Começe 2020 com o pé direito!
Share on facebook
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Muita gente aproveita a chegada do novo ano para elaborar resoluções, como praticar mais exercícios, começar um curso, ler mais livros ou ajudar mais os outros, por exemplo. Além destas, outra promessa muito comum é a de organizar as finanças e ficar mais próximo de algum sonho. Mas para conseguir isso, planejamento é primordial. Confira algumas dicas que podem ajudá-lo a economizar dinheiro em 2020!

PESQUISE

Para quem tem filhos, janeiro é sinônimo de “comprar material escolar”. Pesquisar preços exige paciência, mas é muito importante: segundo o Procon-SP, o preço de um mesmo produto pode variar em mais de 450% de uma loja para outra. E essa dica vale para todo tipo de compra, não apenas para materiais escolares: pesquise sempre!

REAPROVEITE

Se tiver sobrado algum material escolar de 2019, separe o que der para aproveitar esse ano. Também vale a pena participar dos grupos de pais, que muitas vezes trocam os livros didáticos que não precisarão mais.

SEJA CONSCIENTE NA HORA DE COMPRAR

No começo do ano, muitas lojas fazem liquidações, com ofertas tentadoras, às vezes com o pagamento da primeira parcela só depois do carnaval. É comum cairmos na tentação de comprar algum item superficial, o que acaba comprometendo o orçamento nos meses seguintes. Portanto, pense bem antes de comprar!

NEGOCIE

Quando for comprar algo de mais valor, tente conseguir um desconto com o vendedor. E lembre-se de que pagar à vista é sempre a melhor opção, mas se não der, fique atento aos juros cobrados e às taxas embutidas para saber o preço total da compra a prazo.

ORGANIZE-SE

Coloque no papel todos os seus créditos (salário, aplicações, etc.) e todas os seus gastos (alimentação, contas, transporte, etc.) para conseguir visualizar o que é possível mudar para evitar o endividamento ao longo do ano.

REVISE AS DÍVIDAS

Se você começou 2020 com dívidas, ente em contato com seu banco para tentar uma renegociação. Também procure manter-se informado sobre os feirões de conciliação na sua cidade ou região. Ao quitar ou renegociar uma dívida, guarde bem a documentação e não demore para regularizar sua situação nos cadastros de inadimplentes.

PRIORIZE

Na hora de pagar dívidas, veja quais têm os juros mais elevados. Os grandes “vilões” nesse quesito são o cartão de crédito e o cheque especial: quite essas dívidas o quanto antes!

ACOMPANHE

Os aplicativos dos bancos estão cada vez mais modernos e completos, facilitando o acompanhamento diário do saldo bancário e da fatura do cartão. Faça disso um hábito e evite surpresas desagradáveis no final do mês!

Compartilhe com seus amigos!

Share on facebook
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Posts relacionados

Leia Também

Como organizar suas finanças neste período de crise?

Como organizar suas finanças

Com a pandemia da COVID-19, organizar as finanças torna-se ainda mais importante para as empresas e as famílias brasileiras. Como

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cookie consentimento

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação, veja a nossa: Política de privacidade.

Abrir chat
Precisa de ajuda?