Como economizar combustível com 4 dicas simples

Como economizar combustível com 4 dicas simples
Share on facebook
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Como economizar combustível? Com as altas do preços nos postos de combustíveis, o consumidor brasileiro vem sofrendo para encher o tanque do seu carrro. Em setembro de 2021, os valores estiveram no maior patamar em muito tempo, o que fez com que o tanque cheio virasse um inimigo do orçamento doméstico.

Para tentar diminuir a frequência de abastecimentos, o motorista deve prestar atenção a vários fatores que podem ajudar a otimizar o consumo e, claro, diminuir os gastos.

Como diminuir o gasto do combustível

Na hora de abastecer

Quem tem um carro flex tem a possibilidade de escolher qual combustível utilizar. Em geral, é mais vantajoso abastecer com etanol quando ele estiver com valor na bomba de até 75% do valor da gasolina. Para uma decisão mais precisa, o motorista deve acompanhar o rendimento do carro quando estiver com cada um dos combustíveis, e então fazer a conta. Vale lembrar que o etanol é menos poluente.

Também é muito importante escolher bem o posto onde será feito o abastecimento. Com o preço dos combustíveis tão alto, é muito importante escolher produtos de boa procedência. Já que encher o tanque virou um investimento, invista em algo com qualidade!

O abastecimento deve ser interrompido assim que a bomba desarmar, para que sobre espaço no tanque para o aumento de volume do combustível, que acontece durante o uso do carro.

E já que está no posto, que tal calibrar os pneus? Um pneu murcho exige mais força do carro para rodar, o que reduz o rendimento do combustível. Para uma calibragem bem-feita, programe para que cada pneu tenha a quantidade de libras indicada pelo fabricante.

Fique atento ao fato de que há volumes específicos para pneus dianteiros e traseiros, e também para carros com muita ou pouca carga.

Rodando com o carro

Não é preciso pisar fundo no acelerador para que o carro “engrene”. A força do carro vem, na verdade, do uso correto do câmbio. Por isso, pisar de maneira suave no acelerador garante um uso menor de combustível. Um mito muito difundido diz que, em descidas, a melhor opção para economizar é deixar o carro no ponto morto. Na verdade, ao deixar o carro engrenado nesse momento, o consumo é zero!

Uma ação muito simples na hora de reduzir o consumo é ficar atento ao seu porta-malas. Se ele estiver levando itens desnecessários, faça uma limpeza! O peso dessa carga exigirá mais força do motor para fazer o carro se locomover. Menos peso significa um aproveitamento melhor do combustível.

O ar-condicionado é um vilão?

O uso frequente do ar-condicionado impacta no rendimento do combustível no carro. Por isso, é importante saber a maneira mais eficiente de utilizá-lo. Em primeiro lugar, é imprescindível estar atento ao estado do filtro desse mecanismo. Se ele estiver muito sujo, exigirá mais força para puxar o ar de fora do carro, o que diminui a eficiência do sistema.

Ao rodar pela cidade, é bom abrir as janelas e utilizar menos o ar-condicionado. Caso seja indispensável, a melhor dica é evitar deixar a temperatura regulada no mínimo possível, o que exige demais do veículo, sendo que é possível conseguir bons resultados elevando um pouquinho o termostato.

Também vale a pena elevar a velocidade do ar, o que agiliza a regulação da temperatura solicitada.

Na estrada, o ar-condicionado vira um grande amigo. Isso acontece porque o ar que entra pelas janelas, em um carro em alta velocidade, serve como uma espécie de frenagem natural, já que aumenta a resistência que o veículo encontra para se locomover.

Por isso, para gastar menos, feche as janelas e faça a viagem curtindo o ar-condicionado.

Para economizar no longo prazo

Ter um carro em boas condições, com a manutenção em dia, é algo básico para um bom uso do veículo. Mas manter essa rotina de verificações também ajuda na hora de economizar combustível. Um motor em condições inadequadas, por exemplo, pode gastar muito mais do que o necessário.

Por isso, não perca os prazos de manutenção, seguindo sempre as instruções do fabricante.

A prevenção ajuda o seu bolso!

Leia também:

Compartilhe com seus amigos!

Share on facebook
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Posts relacionados

Leia Também

Deixe um comentário

Cookie consentimento

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação, veja a nossa: Política de privacidade.

Abrir chat
Precisa de ajuda?