Pular para o conteúdo

Os melhores apps de finanças pessoais e para empresas de 2022

    Aplicativos de finanças chegaram para nos ajudar a ter um bom planejamento financeiro, mas muita gente tem dificuldade de manter a organização necessária. Para algumas pessoas, até mesmo usar uma planilha para acompanhamento das suas contas pode ser complicado, já que elas podem ser difíceis e complexas de utilizar para quem não é tão familiarizado com o Excel. No entanto, com a evolução da tecnologia, surgiram apps gratuitos (e alguns pagos) feitos especialmente para auxiliar na gestão do seu dinheiro, práticos de usar e acessíveis a qualquer momento pelo celular.

    Quer ver conteúdos em vídeos? Conheça o nosso canal no Youtube

    O que é um aplicativo de finanças?

    Um aplicativo de finanças serve para ajudar no controle da sua vida financeira. Por ele, você pode anotar de forma prática todos os seus ganhos e, principalmente, os seus gastos. Para ajudar, você pode indicar para que foi usado cada valor que saiu da sua conta, por meio de categorias como alimentação, saúde e transporte. O aplicativo soma essas categorias, e assim te ajuda a verificar qual uso você está dando para o seu dinheiro, e identificar pontos em que é possível melhorar. Como, por exemplo, gastar menos pedindo comida.

    Como o aplicativo vai me ajudar a organizar minhas finanças?

    Uma das maiores dificuldades de fazer um controle financeiro é lembrar como foi usado cada valor que saiu da sua conta. O aplicativo pode ser uma maneira prática de resolver esse problema, pois o celular está à mão durante todo o dia. Assim, a cada compra, você pode fazer uma anotação no aplicativo sobre o destino daquele dinheiro. Alguns, inclusive, podem ser conectados diretamente ao app do seu banco ou cartão de crédito, para que cada saída de dinheiro já fique registrada automaticamente.

    Hoje em dia, existem diversos aplicativos de planejamento financeiro. Cada um deles oferece funcionalidades específicas, que podem ser mais úteis para determinadas finalidades. Alguns permitem até mesmo controlar as finanças de pessoas jurídicas. Por isso, é importante conhecer as diferenças entre cada app, para verificar qual se adequa melhor à sua necessidade.

    É seguro conectar o app de finanças à minha conta bancária?

    Em nome da praticidade, muitos aplicativos de finanças podem ser conectados diretamente à sua conta bancária, para já registrar automaticamente cada entrada ou saída de dinheiro. Isso garante que nenhuma despesa não seja lançada no app, e também simplifica o seu uso, pois será necessário apenas categorizar cada despesa, em vez de cadastrar todas individualmente. No entanto, ao autorizar que o aplicativo veja toda a sua conta bancária, você perde muito da sua privacidade, justamente em um assunto tão delicado quanto a vida financeira.

    Em resumo, não existe uma resposta certa para essa pergunta. Você deve considerar o quanto quer compartilhar das suas informações com o aplicativo na hora de tomar essa decisão. E antes de optar por liberar o acesso à sua conta bancária, verifique os termos de uso do aplicativo, para checar de que maneira ele pode processar os seus dados.

    Os 5 melhores apps para finanças pessoais

    A seguir, separamos alguns dos aplicativos mais conhecidos e bem avaliados, com foco na administração das finanças pessoais. Se algum te interessar, você pode baixar e começar a usar hoje mesmo. Vamos lá!

    Organizze

    O aplicativo do Organizze permite acesso a várias contas bancárias, o que pode ser útil se esse for a sua realidade, ou para casais que não têm conta-conjunta. Além disso, ele oferece uma análise completa das suas finanças, podendo organizar os gastos por categorias e subcategorias, o que auxilia no entendimento do seu controle.

    Uma das vantagens desse aplicativo é que ele não exige uma conexão à internet para ser utilizado. Por outro lado, até o momento, não permite integração com o seu banco, sendo necessário adicionar manualmente as informações sobre o seu fluxo de gastos.

    Mobills

    O Mobills permite acesso pelo aplicativo para celular e web, algo bom para quem quer usar esses dois meios no acompanhamento das finanças. Permite a organização por categorias, dos ganhos e gastos, e também permite fazer um orçamento mensal, o que ajuda a manter seus gastos sobre controle. Além disso, o app possui se destaca na proteção dos dados pessoais dos usuários, já de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

    Guiabolso

    O Guiabolso permite a conexão com os principais bancos nacionais, e fornece um relatório mensal com as principais informações sobre as suas finanças. Ele também funciona sem a ligação com o seu banco, desde que você adicione as informações manualmente. Tem uma série de recursos, inclusive consulta ao seu score de crédito.

    Money Lover

    O Money Lover traz uma função de “Modo Viagem”, em que é possível fazer o controle dos gastos quando você está “turistando”, o que é útil pois sua rotina financeira muda totalmente nessas ocasiões. Outra opção é criar uma categoria própria dos ganhos e gastos, de acordo com a sua particularidade financeira. Ou seja, dá para controlar os gastos com o seu pet ou com a reforma da sua casa. O aplicativo é gratuito, mas há funcionalidades que só ficam disponíveis com assinatura de um plano premium.

    Minhas Economias

    O Minhas Economias se destaca por ajudar no planejamento a longo prazo, já que projeta também as suas finanças futuras. No entanto, por ser um aplicativo gratuito, não há muitas funcionalidades, e por isso é indicado para quem procura um controle financeiro básico, focado no orçamento doméstico.

    Os 5 melhores apps de finanças para empresas

    Os aplicativos ajudam não somente no seu orçamento pessoal, mas também na organização das contas da sua empresa. E ajudam especialmente na busca por um equilíbrio financeiro e na separação entre as finanças pessoais e o caixa do seu negócio. Conheça algumas ferramentas para te auxiliar na gestão da sua empresa.

    Conta Azul

    Indicado para empresas de pequeno e médio porte, o Conta Azul tem diversos planos, que atendem a perfis diferentes de pessoas jurídicas. Possui amplos recursos de gestão financeira, permitindo interação com a sua conta bancária.

    Qipu

    Direcionado para microempreendedores individuais, o Qipu auxilia no controle das finanças e na organização da empresa. Com um sistema de notificações, ele emite um alerta sobre os pagamentos que devem ser realizados. Além disso, o app oferece um sistema de nuvem em que é possível armazenar informações e movimentações financeiras.

    Nibo

    Com duas versões, uma para contadores e outra para empresários, o Nibo conta com a opção de emitir nota fiscal e boletos, além de fazer planejamento orçamentário. É possível até mesmo realizar atendimentos e enviar comunicados pelo app.

    Mint

    O Mint é mais confiável na hora de guardar as suas informações no celular pois exige uma senha para acessar o aplicativo. Por meio de gráficos, é possível identificar os pagamentos em aberto e acompanhar se as contas estão dentro do orçamento. No entanto, o aplicativo atualmente está disponível apenas na versão em inglês.

    Cake

    Apenas em versão web, o Cake possui funcionalidades de controle de vendas, compras e, claro, o financeiro da empresa. Com quatro diferentes planos mensais, é possível escolher o que mais se encaixa com o seu perfil. Também é possível importar o extrato bancário, desde que haja a integração com o banco do usuário.

    Onde baixar os apps?

    Você precisa apenas acessar a loja de aplicativos do seu celular para fazer download. A maioria dos aplicativos citados acima estão disponíveis tanto para Android como para iOS. Aproveite nossas dicas e avalie o aplicativo que mais se adapta à sua rotina de finanças.

    Concluindo…

    Vimos que os aplicativos auxiliam, com praticidade e agilidade, a organizar o seu dinheiro, seja sua conta pessoal ou da sua empresa. Manter um bom planejamento é importante para não perder o controle dos seus gastos, equilibrando os seus ganhos e, no fim das contas, fazendo seu dinheiro render mais! Quer saber mais sobre orçamento doméstico, dicas financeiras e muito mais? Confira outras postagens do nosso blog.

    Leia também:

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.