- Recursos Domésticos: É comum pensar em água, energia elétrica e gás quando falamos em desperdício. E isso tem razão, pois são recursos disponíveis quase sem interrupção. Com isso, muitas vezes nem percebemos que estamos gastando além do necessário.
- Alimentação: Comprar comida demais, que acaba estragando ou vencendo, e jogar fora sobras de comida já preparada geram desperdício de alimentos e de seu dinheiro. Gastar demais em delivery ou comendo em restaurante também custa mais caro.
- Assinaturas e Serviços Pouco Utilizados: Os serviços de streaming são bons exemplos, pois muitas vezes mantemos assinaturas de alguns deles que são sub-utilizados. Mas isso acontece em várias esferas além do mundo online: a academia que abandonamos, algum curso que deixamos de frequentar, a TV a cabo que resistimos em cancelar.
- Compras por Impulso: Um desconto pode parecer irresistível, e acabamos comprando coisas que não precisamos. Outro exemplo é aquela ida ao shopping para comprar uma camiseta, mas que acaba trazendo junto várias outras sacolas.
- Mobilidade: é muito confortável usar um veículo próprio ou chamar um carro por aplicativo. Esse conforto muitas vezes substitui formas mais econômicas de mobilidade, como transporte público, caronas entre amigos e, quando possível, uso de bicicletas e a boa e velha caminhada.
Benefícios de Eliminar o Desperdício
- Mais Dinheiro Sobrando: Ao eliminar o desperdício, você verá uma redução nas suas despesas mensais, o que pode resultar em uma economia considerável ao longo do tempo.
- Sustentabilidade: Comprar uma roupa e não usar significa que todos os recursos para produzi-la foram desperdiçados. Ao adotar práticas de consumo consciente, você evita esse cenário e ainda gera menos resíduos.
- Ganho de Qualidade de Vida: Com mais dinheiro disponível, você pode investir em áreas que vão de fato elevar a sua qualidade de vida, como saúde, educação e lazer.
13 Estratégias para Eliminar o Desperdício
O desperdício é combatido com estratégia, ação e comprometimento. A adoção de práticas simples pode minimizar os gastos desnecessários. Aqui vão 13 dicas para você ter melhores hábitos.
1. Faça seu Orçamento Mensal: Crie e siga um orçamento mensal detalhado. Defina limites claros para cada categoria de despesa, como alimentação, transporte e lazer. Utilize aplicativos de controle financeiro para monitorar seus gastos e manter-se dentro do orçamento. Isso ajuda a evitar gastos desnecessários e a economizar.
2. Sempre Faça Lista de Compras: Faça listas de compras antes de ir ao supermercado ou fazer compras online. Isso ajuda a evitar compras por impulso. Aproveite ofertas e cupons, mas apenas para itens que você realmente precisa.
3. Planeje a Compra de Alimentos: Planeje suas refeições, e faça uma lista do que precisa. Evite comprar alimentos em excesso, e prefira produtos frescos e de época. Armazene os alimentos corretamente para aumentar sua durabilidade.
4. Use os Produtos até o Fim: Utilize produtos até o fim antes de comprar novos. Isso se aplica a alimentos, produtos de higiene e de limpeza e outros itens domésticos. Evite o acúmulo de itens parcialmente usados, que muitas vezes acabam vencendo ou sendo esquecidos.
5. Repense Suas Compras: Crie o hábito de pensar a real necessidade de cada compra. Opte por produtos de qualidade, que tenham maior durabilidade, mesmo que sejam um pouco mais caros.
6. Economize Água: Instale arejadores em torneiras e chuveiros para reduzir o fluxo de água. Reutilize a água da máquina de lavar para limpeza de áreas externas ou irrigação de plantas. Tome banhos mais curtos, e desligue a água enquanto escova os dentes ou ensaboa os pratos.
7. Fique Atento a Vazamentos: Um único vazamento de água pode gerar desperdício de mais de mil litros em um mês. Por isso, crie o hábito de verificar vazamentos perceptíveis, e acompanhe com atenção variações na sua conta de água. Se encontrar algo errado, conserte o mais rápido possível.
8. Economize Energia: Utilize lâmpadas LEDs, que são mais eficientes e duradouras. Desligue aparelhos eletrônicos que não estão em uso, e aproveite a luz natural durante o dia.
9. Dê Novos Usos a Produtos: Reaproveitar e reciclar produtos é uma maneira eficiente de reduzir desperdícios. Itens que podem ser consertados ou reutilizados devem ser priorizados em vez de simplesmente descartados. Transforme roupas antigas em panos de limpeza, reutilize potes de vidro para armazenamento. O que estiver em boas condições também pode ser doado.
10. Deixe o Carro na Garagem: Sempre que possível, use transporte público, bicicleta ou caminhe. Além de economizar combustível, essas opções são mais sustentáveis.
11. Pegue e Ofereça Caronas: Se você conhece pessoas que vão ao mesmo lugar que você, combinem para utilizarem apenas um carro, e rachem o custo do combustível. Além de economizar, essa atitude diminui a quantidade de carros nas ruas. A qualidade do ar e o trânsito agradecem!
12. Divirta-se Gastando Menos: Busque opções de lazer gratuitas ou de baixo custo, como parques, museus com entrada gratuita, eventos comunitários e trilhas. Para encontrar os amigos e familiares, programas caseiros, como noites de filmes ou jantares, são uma boa pedida.
13. Aprenda sobre Educação Financeira: Ler livros, participar de cursos e workshops sobre finanças pessoais pode fornecer conhecimento valioso sobre como administrar melhor seus recursos. Sites, blogs (como este aqui) e podcasts também são ótimas fontes de informação. Quanto mais você souber sobre gestão financeira, mais preparado estará para tomar decisões inteligentes e evitar gastos desnecessários.
Evite Desperdícios = Viva Melhor
Eliminar o desperdício é uma tarefa contínua que requer atenção e disciplina, mas os benefícios valem o esforço. O primeiro ganho é ambiental: ao quebrar o ciclo do desperdício, você está contribuindo para um mundo mais sustentável, e justifica os recursos naturais utilizados nos bens que você consome.
O segundo ganho de combater o desperdício é no seu bolso. Ao não utilizar da melhor maneira as coisas que você compra, ou ao comprar itens que você não usará, você está jogando dinheiro fora. E esse mal hábito financeiro é, muitas vezes, difícil de perceber. Para isso, disciplina e consciência são fundamentais!
Por fim, ao adotar as práticas deste artigo, você não encontrará melhora apenas em suas finanças, mas na sua própria qualidade de vida. Com mais dinheiro disponível, você pode investir em áreas importantes, como saúde, educação e lazer.
Comece hoje mesmo a monitorar suas despesas e a fazer mudanças conscientes para combater o desperdício. Com dedicação e as estratégias corretas, você estará no caminho para uma vida financeira mais equilibrada e sustentável.