5 dicas de como aumentar o seu Score de Crédito

5 dicas de como aumentar o seu Score de Crédito
Share on facebook
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Muitas vezes as pessoas veem tentativas de crédito pessoal serem recusadas por terem um score baixo, sendo que nunca nem ouviram falar sobre esse assunto. Mesmo que você não conheça esse conceito, esteja certo: você tem um score, assim como todas as pessoas economicamente ativas, e ele é utilizado por várias empresas do segmento financeiro.

Como funciona o Score

Afinal o que é score? É uma pontuação que pode ser medida entre 0 e 1000, que serve como uma espécie de nota que avalia se uma pessoa é uma boa pagadora. Dessa forma, quanto mais próximo você estiver do 1000, melhor será a sua avaliação, e maior será a sua chance de ter crédito aprovado. Essa pontuação ajuda as instituições financeiras a entender o risco de autorizar o crédito para um consumidor de acordo com a sua vida financeira.

A Boa Vista e o Serasa são dois exemplos de empresas que monitoram, a partir do CPF, os dados cadastrais, negativações e o chamado Cadastro Positivo. Elas registram em seus bancos de dados eventos importantes para o histórico de pagamento de cada pessoa. Se ocorrer atraso no pagamento de uma conta, por exemplo, o score cai. Pagando tudo em dia, você mantém um bom histórico, e com isso tem mais chances de ter uma boa pontuação.

O que diminui o seu score

Conforme dito anteriormente, o score tem como base o histórico de pagamento, e por isso qualquer atraso em suas contas pode fazer com que a sua pontuação caia. Portanto, ter o nome limpo não é quer dizer que automaticamente o seu score é alto. O score leva em conta seu perfil de consumidor, e caso a seus hábitos financeiros sejam ruins, você terá as suas chances de ter um crédito aprovado reduzidas.

Além do pagamento atrasado, há outros fatores que podem influenciar negativamente o seu score. A seguir, conheça três motivos que diminuem a sua pontuação:

1 – Excesso de pedidos de crédito

Quando você solicita um pedido de crédito, o seu score pode baixar temporariamente, pois é entendido que você pode ter dificuldades de pagar suas contas. E quando você realiza muitos pedidos, a todo instante, esse efeito tem impacto ainda maior. Por isso, é importante usar o crédito de maneira consciente, sem excessos.

2 – Compras no cartão de crédito

Realizar compras no cartão de crédito pode impactar no seu score, ainda mais se for um valor alto. Essas compras são como dívidas temporárias, e podem fazer a sua pontuação diminuir conforme o seu consumo no cartão.

3 – Nome negativado

Caso você atrase muito um pagamento e entre no cadastro de maus pagadores, a sua pontuação ficará muito baixa, e você terá dificuldade em solicitar novos empréstimos e financiamentos. Se você possuir alguma dívida nessa situação, procure realizar um acordo o quanto antes para quitação do valor.

5 dicas de como aumentar o seu score

1 – Pague as contas em dia

Procure pagar as suas contas sem atraso, se possível no débito automático. Além de te deixar com uma vida financeira mais tranquila, isso ajudará você a permanecer com score alto.

2 – Manter o seu Cadastro Positivo

O Cadastro Positivo é um banco de dados similar à relação de negativados, mas justamente com o intuito inverso: reúne informações de todo o seu comportamento financeiro para afirmar que você é um bom pagador. Como a participação nele é opcional, manter por lá os seus dados indica que você tem um bom perfil em relação às suas contas e pagamentos. Portanto, manter o Cadastro Positivo pode ajudar no aumento do seu score.

3 – Utilize apenas 30% do limite do seu cartão de crédito

A utilização do seu limite total poderá ser interpretada como se você estivesse caminhando para a inadimplência. O mesmo ocorre se você realizar diversas compras parceladas. Lembre-se também que o consumo mal planejado do cartão pode gerar endividamento e assim prejudicar o score.

4 – Cuide do seu nome

Emprestar o seu nome para terceiros pode fazer com que você corra o grave risco de ter que assumir as dívidas de outra pessoa e prejudique o seu histórico de pagamento, gerando uma baixa pontuação. Evite ao máximo contratar serviços em seu nome para outras pessoas!

5 – Mantenha os seus dados cadastrais atualizados no Serasa

Deixar o seu cadastro em dia, principalmente telefone e e-mail, também é importante para manter um bom score. Além de ajudar a evitar fraudes em seu nome, torna o seu cadastro mais confiável para as instituições financeiras.

O score é um sistema de pontuação criado pelo mercado de crédito. A única maneira de manter o seu cadastro positivo é seguir uma rotina financeira saudável e manter seus compromissos financeiros. Desse modo, esteja atento a golpes que prometem aumentar a sua pontuação. Não há nenhuma maneira de fazer isso além de seguir bons hábitos. Apenas você pode aumentar o seu score e deixá-lo positivo!

Leia também:

Compartilhe com seus amigos!

Share on facebook
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Posts relacionados

Leia Também

Deixe um comentário

Cookie consentimento

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação, veja a nossa: Política de privacidade.

Abrir chat
Precisa de ajuda?